A terceirização de TI sempre foi um movimento estratégico para as empresas melhorarem a eficiência dos processos operacionais e reduzirem os custos relacionados à infraestrutura tecnológica.
O outsourcing de TI como conhecemos hoje, é uma ótima maneira de ajudar sua empresa à medida que ela avança em seus vários estágios de crescimento. De fato, algumas das maiores empresas do mundo terceirizam parte do trabalho que realizam.
Para entender por que a terceirização pode ser a decisão certa para o seu negócio, você precisa entender quais são essas vantagens e que valor ela acrescenta.
Confira, neste artigo, algumas das principais razões pelas quais empresas de todos os tamanhos terceirizam seu departamento de TI.
O que é terceirização de TI e como funciona?
Ao contrário do que muitos podem achar, a terceirização de TI não é uma forma de subcontratação.
A subcontratação pretende ser pontual e limitada, enquanto a terceirização é de longo prazo.
A terceirização de tecnologia da informação é a prática de procurar um fornecedor externo para lidar com várias funções de TI de uma organização.
Entre os serviços mais comumente terceirizados em TI estão: desenvolvimento de software, desenvolvimento web, manutenção de sites, suporte técnico, desenvolvimento e gerenciamento de banco de dados, migração para a nuvem, recuperação de desastres, back-ups, dentre outros.
Ou seja, o outsourcing de TI é uma verdadeira alavanca de crescimento para muitas estruturas, permitindo-lhes ter o know-how de especialistas em TI e assim continuar a sua transformação digital.
É um departamento inteiro de TI a disposição da sua organização que permitirá a implementação de novas tecnologias e otimizar as ferramentas que já estão em uso, rever práticas por vezes ineficientes e ganhar em produtividade!
Ou seja, o objetivo é ter um sistema eficiente o suficiente para ajudar a empresa a atingir seus objetivos estratégicos.
Leia também: Gestão de TI como diferencial competitivo
Benefícios da terceirização de TI
#1 Aprimora a infraestrutura de TI
Uma empresa de serviços gerenciados pode ajudar sua pequena empresa a identificar problemas e deficiências em sua infraestrutura de TI atual e oferecer sugestões para melhorar a eficiência do desempenho.
Uma infraestrutura de TI mais eficiente e atualizada resultará em um aumento direto no crescimento dos negócios.
#2 Concede conformidade com as leis
A terceirização de serviços de TI permite que você atenda aos padrões de segurança e atenda as normas definidas nas leis de proteção de dados, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais)
#3 Otimiza o tempo
O tempo de uma empresa e de seus funcionários é precioso. O core business da empresa não é dedicar tempo, dinheiro e recursos à configuração, manutenção e atualização de infraestruturas de TI. Ao terceirizar a TI de sua empresa para um provedor especializado, você pode garantir que seu tempo e esforço sejam gastos no crescimento de seu negócio principal.
#4 Reduz os custos
Às vezes, a despesa com a compra de equipamentos, licenças de software, compra de um novo servidor, dentre outros ativos necessários para dar escala ao negócio podem limitar seu crescimento.
Nesses casos, é mais econômico terceirizar do que expandir as operações internamente.
Além disso, ao optar pela terceirização de TI, sua empresa economiza na contratação de funcionários, impostos trabalhistas, custos relativos ao processo de contratação, benefícios como plano de saúde e outros.
Leia também: 5 motivos para a sua empresa migrar para nuvem
#5 Alta produtividade
Se a carga de trabalho for dividida em várias partes funcionais, o desempenho será melhor e você obterá resultados mais rapidamente. É disso que se trata a terceirização.
Você delega algumas tarefas a especialistas externos e essas tarefas são executadas ao mesmo tempo que suas tarefas operacionais de negócios. Assim, você obtém um desempenho de desenvolvimento muito mais rápido.
#6 Inovação
Ninguém vai argumentar que seus funcionários internos conhecem melhor seu negócio do que terceiros.
No entanto, às vezes esse conhecimento atrapalha o uso de abordagens inovadoras quando se trata de processos que a empresa está acostumada a fazer.
Se sua empresa não tem nada a ver com tecnologia da informação, há uma boa chance de você estar perdendo as últimas tendências do setor.
Portanto, é uma boa ideia optar pela terceirização de TI, pois você terá um olhar inovador sobre o que sua empresa precisa em termos de ferramentas tecnológicas para melhorar os processos internos.
#7 Segurança
A terceirização permite que uma empresa acesse serviços de segurança adicionais, como monitoramento, proteção e backup de dados.
Os provedores podem monitorar e sinalizar atividades de rede incomuns, manter atualizações de softwares essenciais, como antivírus, e manter boas práticas de segurança cibernética.
Isso é um grande benéfico, pois nem todas as empresas têm capital para investir em sua infraestrutura de segurança cibernética, criando lacunas perigosas na cobertura. Essas lacunas levam a possíveis invasões, que causam tempo de inatividade e uma série de outros problemas.
Leia também: O que é ataque cibernético?
Quando se deve investir no outsourcing de TI?
Um sistema de informação permanentemente gerenciado e supervisionado por profissionais é logicamente um sistema de informação mais seguro. Seus dados ficam muito melhor protegidos do que se estivessem hospedados em ativos físicos, sem nenhum tipo de acompanhamento.
Em todas as suas atividades, em todos os níveis, uma empresa está em busca de melhorar seu desempenho.
Nesse sentido, o outsourcing de TI é a garantia de contar com tecnologias que ajudarão a sua organização a alcançar as metas definidas, aumentar a produtividade da sua equipe, proteger os seus dados, aumentar a satisfação dos seus clientes e, como consequência, estimular o crescimento do seu negócio.
Portanto, se você necessita da terceirização dos serviços de TI para sua empresa, a Saitec é a parceira ideal para oferecer serviços adequados às necessidades do seu negócio.
Tenha um departamento de TI com profissionais experientes e especialistas à disposição da sua empresa.