O antivírus gerenciado, é hoje, uma das ferramentas indispensáveis para hospitais, clínicas, empresas de radiologia e outras instituições que armazenam grandes quantidades de dados confidenciais, se protegerem de ataques cibernéticos.
Isso porque, com o avanço da tecnologia, os médicos e profissionais da área de saúde possuem mais formas de compartilhar essas informações de forma remota e infelizmente, isso abre as portas para hackers e criminosos realizarem tentativas de invasões.
Uma prova de que o setor se tornou alvo dos cibercriminosos, é o Índice Global de Ameaças monitorado pela Check Point Research (CPR), que mostra que, globalmente, a saúde é o terceiro setor que sofre ciberataques.
No Brasil, a área de saúde é o alvo principal dos hackers. No país, as instituições de saúde foram atacadas, em média, 1.613 vezes por semana de abril a setembro de 2022.
Dito isso, é indispensável que as empresas de saúde tenham um antivírus gerenciado por um especialista em TI.
Os malwares e ransomwares possuem tantas formas diferentes de infectar um dispositivo empresarial, que apenas possuir a melhor ferramenta de antivírus do mercado não será o suficiente para lidar com as ameaças.
Quer saber mais sobre essa solução? Acompanhe!
O que é antivírus gerenciado?
O antivírus gerenciado combina o antivírus em si com um serviço de monitoramento, manutenção e resposta a incidentes.
Essa combinação da ferramenta com o monitoramento em tempo real possibilita uma proteção muito mais ativa e eficiente, já que as tentativas de invasão, comportamentos estranhos e o downloads de arquivos suspeitos são detectados com rapidez.
Baixe o material:
Os 7 erros que comprometem a segurança de dados nas instituições de saúde
Benefícios do antivírus gerenciado
Quando a empresa de radiologia, clínica, hospital ou outra instituição de saúde conta apenas com a ferramenta do antivírus, geralmente essa ferramenta apenas emitirá um alerta que uma ameaça foi detectada em certo dispositivo.
Ou seja, ele vai funcionar como um escudo e tem a capacidade de bloquear alguns tipos de ameaça. Contudo, caso sejam barrados, os hackers apenas continuam buscando por vulnerabilidades no sistema até encontrar uma forma de entrar.
Com o antivírus gerenciado, é possível detectar esses comportamentos estranhos, ter uma resposta muito mais ágil e eficaz às ocorrências. Como também é possível tomar medidas para proteger possíveis vulnerabilidades e analisar a segurança do sistema como um todo, se antecipando às próximas tentativas de invasão. E o melhor: tudo isso de forma remota.
Outra vantagem do antivírus gerenciado é a possibilidade de centralizar as políticas de segurança de dados da sua instituição de saúde. Ou seja, por meio de uma plataforma integrada com os antivírus instalados nas máquinas da empresa, é possível:
- Agendar escaneamentos;
- Determinar o tipo de varredura em cada máquina;
- Definir as políticas de proteção para todos os dispositivos conectados.
Baixe o material:
Tenha um diagnóstico de sua Cibersegurança
O antivírus gerenciado é ideal para a sua instituição de saúde
O antivírus corporativo tem sim suas vantagens. Inclusive, caso queira saber mais confira nosso outro artigo “Firewall: o que é e como funciona?”.
Mas, quando o assunto é atualização, monitoramento em tempo real e aprimoramento contínuo das medidas de segurança, o antivírus gerenciado é mais eficaz.
Isso porque, no caso do antivírus, as atualizações e as rotinas de monitoramento ficam sob responsabilidade do usuário e, muitas vezes, não são realizadas da maneira adequada. Por outro lado, o antivírus gerenciado garante proteção completa, contínua e em tempo real de todos os dispositivos.
Além disso, o serviço de antivírus gerenciado é geralmente oferecido por especialistas em TI, que já possuem experiência na prevenção, acompanhamento e resposta a ameaças cibernéticas.
Como é o caso dos profissionais da Saitec, que além de serem especialistas em TI, também possuem experiência na área da saúde.
Venha criar essa parceria com a Saitec e melhore a cibersegurança, a produtividade dos colaboradores e o desempenho dos sistemas da sua clínica, hospital, centro de diagnósticos ou radiologia.