Firewall: o que é e como funciona?

Saiba o que é firewall, como funciona e como ele protege a sua empresa

Com o número crescente de ataques cibernéticos, a cibersegurança tem se tornado uma das principais preocupações das empresas. 

E o firewall possui um importante papel quando o objetivo é proteger sua rede e seus dispositivos de ciberataques. 

Neste artigo, você aprenderá tudo o que precisa saber sobre um firewall e como ele atua como um escudo para proteger sua rede.

Agora, vamos começar entendendo o que é firewall.

O que é Firewall?

Entenda o que é firewall e como ele protege a sua empresa

Um firewall é um software ou firmware que impede o acesso não autorizado a uma rede. Ele inspeciona o tráfego de entrada e saída usando um conjunto de regras para identificar e bloquear ameaças.

Eles são um componente vital da segurança da rede. A maioria dos sistemas operacionais tem um firewall embutido básico. No entanto, usar um aplicativo de firewall de terceiros oferece melhor proteção.

Como funciona?

Conforme mencionado anteriormente, os firewalls filtram o tráfego de rede dentro de uma rede privada. Ele analisa qual tráfego deve ser permitido ou restrito com base em um conjunto de regras. 

Essas regras são baseadas em vários aspectos indicados pelos dados do pacote, como sua origem, destino, conteúdo e assim por diante. Eles bloqueiam o tráfego proveniente de fontes suspeitas para evitar ataques cibernéticos.

Pense no firewall como um porteiro no ponto de entrada do seu computador que permite apenas que fontes confiáveis ​​ou endereços IP entrem em sua rede.

Qual é a diferença entre firewall e antivírus?

Entenda qual é a diferença entre firewall e antivirus.

Antes de nos aprofundarmos nas diferenças entre firewalls e antivírus, primeiro precisamos definir o que é um antivírus. 

Sua função principal é verificar, detectar e inibir qualquer arquivo e software malicioso ou suspeito ao entrar no sistema. Os antivírus impedem um ataque adicional ou danos ao sistema, excluindo ou isolando o arquivo corrompido e monitorando o tráfego na Internet.

Dito isso, as principais diferenças entre os dois são:

  • Um firewall tem a capacidade de preservar o software e o hardware na rede, enquanto um antivírus protege apenas outros softwares;
  • Um firewall impede que softwares maliciosos entrem no sistema enquanto um antivírus remove arquivos e softwares corrompidos que já entraram no seu computador e rede.

De forma simplificada, enquanto um firewall irá proteger toda a sua rede, o antivírus focará na proteção de seus arquivos e programas.

É preciso ter um firewall e um anti-vírus?

Firewall e antivírus são frequentemente descritos como uma primeira e segunda linha de defesa. Quando eles trabalham juntos, eles fornecem proteção de segurança muito mais eficaz do que qualquer produto sozinho.

Operar uma empresa apenas com antivírus é como contratar um segurança, mas deixar a porta da frente aberta. Os cibercriminosos têm acesso aberto à sua propriedade digital e você depende de seu antivírus para pegá-los antes que causem danos significativos. 

Mesmo com um software antivírus de alta qualidade, você está expondo sua empresa a riscos desnecessários.

Da mesma forma, uma empresa não pode operar apenas com um firewall. Há muitas maneiras pelas quais o malware pode chegar ao seu computador. Um firewall não o protegerá de um USB infectado ou da escolha de seu funcionário de baixar um arquivo de e-mail infectado. 

Embora um firewall impeça que um grande número de ataques em potencial chegue até você, você precisa de um antivírus para protegê-lo de qualquer ataque cibernético que venha por outros meios.

Resumindo, o firewall filtra a maioria dos ataques antes que eles cheguem até você e o antivírus neutraliza qualquer um que passe a barreira protetiva.

Qual é a importância do Firewall?

Saiba qual é a importância do firewall para a segurança corporativa

Geralmente, as organizações incorporam o firewall em uma estratégia de gerenciamento de informações e eventos de segurança (SIEM) juntamente com outros dispositivos de segurança cibernética. 

Eles podem ser instalados no perímetro da rede de uma organização para proteção contra ameaças externas ou dentro da rede para criar segmentação e proteção contra ameaças internas.

Além da defesa imediata contra ameaças, os firewalls realizam importantes funções de registro e auditoria. Eles mantêm um registro de eventos, que pode ser usado por administradores para identificar padrões de ataques e aprimorar a política de segurança.

Benefícios do Firewall

Agora que você o que é firewall, como funciona e sua importância, vamos aos benefícios:

  • Ele fornece segurança e privacidade aprimoradas para mitigar as vulnerabilidades existentes;
  • Impede que usuários não autorizados acessem uma rede privada conectada à internet;
  • Fornecem tempo de resposta mais rápido e podem lidar com tráfego alto de usuários;
  • Permite que você manipule e atualize facilmente os protocolos de segurança de um único dispositivo autorizado;
  • Protege sua rede contra diversos tipos de ciberataques, como o phishing.

Os melhores firewalls do mercado

Agora, vamos conferir alguns dos melhores firewalls do mercado atualmente:

PFSENSE

Trata-se de um sistema operacional de código aberto baseado em Unix FreeBSD utilizado como um Firewall e/ou Roteador, considerado por muitos como o melhor e mais robusto Appliance Firewall Open Source existente na atualidade

O pfsense filtra o tráfego separadamente, seja ele vindo de sua rede interna de dispositivos ou da internet aberta, permitindo que você defina regras e políticas diferentes para cada um.

Como o firewall pfsense permite adicionar e integrar recursos adicionais como código, ele é flexível o suficiente para funcionar tanto como um firewall básico quanto como um sistema de segurança completo.

Por exemplo, com o pfsense, você pode incluir detecção e prevenção de intrusão (IPS/IDS) para interceptar hackers que tentam obter acesso à sua rede, bem como bloqueio de lista em massa, onde você introduz um banco de dados de sites conhecidos infestados de malware, IP maliciosos, endereços e sites de hackers.

Check Point

Líder mundial em segurança da Internet, é o único fabricante que contempla Total Segurança de Rede, Dados e Endpoints, unificada sob uma Estrutura baseada em Gerenciamento Simples e Completo

Sophos

É uma desenvolvedora e fornecedora de software e de hardware de segurança, incluindo antivírus, anti-spyware, anti-spam, controle de acesso de rede, software de criptografia e prevenção de perda de dados para desktops, servidores para proteção de sistemas de e-mail e filtragem para gateways da rede.

O Sophos possui vários recursos e serviços de segurança em um único dispositivo na rede para proteger os usuários de ameaças à segurança de forma simplificada.

Este firewall tem a capacidade de proteger contra todos os tipos de ameaças de segurança, incluindo ataques cibernéticos, como ransomware, worms, DDoS e IP Spoofing e ataques baseados em rede. 

Fortinet

Os firewalls de próxima geração FortiGate oferecem alto desempenho, segurança em várias camadas e visibilidade profunda para proteção de ponta a ponta em toda a rede corporativa. 

Seus processadores de segurança (SPUs) desenvolvidos especificamente oferecem desempenho escalável e baixa latência. 

Os serviços de segurança do FortiGuard Labs fornecem atualizações de inteligência de ameaças e mitigação automatizada. 

Os firewalls se integram a outros produtos de segurança da Fortinet para rede, endpoint, aplicativo, data center, nuvem e camada de acesso, bem como soluções de terceiros. Eles são executados no sistema operacional FortiOS.

Tem dúvidas sobre qual é o Firewall mais indicado para a sua empresa? Conte com a Consultoria em Tecnologia da Saitec.

Deixe a cibersegurança da sua empresa, assim como otimização da sua tecnologia e suporte técnico de TI nas mãos de nossos especialistas. Faça como as +1500 organizações atendidas por nós e tenha a Saitec como parceira.

Se você está em Brasília, entre em contato

Últimas postagens

Categorias