Você conhece as vantagens do Business Intelligence?

Entenda o que é business intelligence, como funciona e quais são as vantagens para a sua empresa

Sua empresa possui uma série de dados armazenados, mas e o que você faz com eles? Como você extrai deles o valor necessário para tornar a tomada de decisão mais inteligente? 

Você provavelmente já ouviu o termo Business Intelligence (BI). São justamente as ferramentas de BI que tornam os negócios mais inteligentes e concedem valor às informações disponíveis. 

Exemplos de ferramentas de BI incluem,  data warehouses, painéis, relatórios e serviços de dados em nuvem, dentre outras. São elas que vão gerar os insights que tornarão sua empresa muito mais estratégica.

Quer saber mais sobre o que é o Business Intelligence, como funciona e quais são suas vantagens? Acompanhe!

O que é Business Intelligence (BI)?

Business intelligence o que é, como funciona e quais são as vantagens? Entenda no post.

Business Intelligence é um termo abrangente para as ferramentas e tecnologias usadas para analisar, visualizar, comparar, prever e explorar dados de negócios para tomar melhores decisões. 

A tecnologia de BI permite que as empresas avaliem dados atuais e analisem seus históricos para obter insights acionáveis ​​e análises preditivas para as operações de negócios.

De forma geral, as ferramentas de BI possuem as seguintes funcionalidades:

  • Desenvolvimento de análises e painéis;
  • Processamento analítico online;
  • Mineração de dados e de processos;
  • Gestão de desempenho empresarial;
  • Análise preditiva e perspectiva.

Dessa forma, ao planejar alguma ação, sua empresa não estará mais dando um chute completamente no escuro. 

Com a análise de dados do Business Intelligence é possível avaliar todos os caminhos que podem ser seguidos e decidir pelo que provavelmente trará melhores resultados.

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Como funciona?

Entenda como funciona a análise de business intelligence

Como mencionado, os dados de BI podem incluir informações do histórico da empresa e também dados coletados em tempo real. 

Antes de serem usados ​​em aplicativos de BI, os dados brutos de diferentes sistemas de origem geralmente devem ser integrados, consolidados e limpos usando ferramentas de integração e gerenciamento de qualidade para garantir que as equipes de BI e os usuários de negócios estejam analisando informações precisas e consistentes.

A partir daí, as etapas do processo de BI incluem:

  • Preparação de dados: na qual os conjuntos de dados são organizados e modelados para análise;
  • Consulta analítica dos dados preparados;
  • Distribuição de indicadores-chave de desempenho (KPIs);
  • Uso das informações para ajudar a influenciar e orientar as decisões de negócios.

Os programas de BI geralmente incorporam formas de análise avançada, como mineração de dados, análise preditiva, mineração de texto, análise estatística e análise de big data. 

Um exemplo comum é a modelagem preditiva que permite a análise hipotética de diferentes cenários de negócios. 

Na maioria dos casos, porém, os projetos de análise avançada são conduzidos por equipes separadas de cientistas de dados, estatísticos, modeladores preditivos e outros profissionais de análise qualificados, enquanto as equipes de BI supervisionam consultas e análises mais diretas e simples.

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Qual a importância do Business Intelligence?

Saiba como a inteligência de negócio pode ajudar no crescimento do seu negócio

As empresas que empregam efetivamente ferramentas e técnicas de BI podem traduzir seus dados coletados em informações valiosas sobre seus processos e estratégias de negócios. 

Esses insights podem ser usados ​​para tomar melhores decisões como aumentar a produtividade e a receita, levando ao crescimento acelerado dos negócios e maiores lucros.

Sem BI, as organizações não podem aproveitar prontamente a tomada de decisões orientada por dados. 

Em vez disso, executivos e trabalhadores são deixados principalmente para basear importantes decisões de negócios em outros fatores, como conhecimento acumulado, experiências anteriores e intuição. 

Embora esses métodos possam resultar em boas decisões, eles também estão repletos de potenciais erros devido à falta de dados como base.

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Benefícios do Business Intelligence

Um programa de BI bem-sucedido produz uma variedade de benefícios comerciais em uma organização. Por exemplo, o BI permite que executivos e gerentes de departamento monitorem continuamente o desempenho dos negócios para que possam agir rapidamente quando surgirem problemas ou oportunidades. 

A análise dos dados do cliente ajuda a tornar os esforços de marketing, vendas e atendimento ao cliente mais eficazes. 

Os gargalos da cadeia de suprimentos, fabricação e distribuição podem ser detectados antes que causem danos financeiros. Os gerentes de RH são mais capazes de monitorar a produtividade dos funcionários, os custos trabalhistas e outros dados da força de trabalho.

No geral, os principais benefícios que as empresas podem obter dos aplicativos de BI incluem a capacidade de:

  • Acelerar e melhorar a tomada de decisões;
  • Otimizar processos internos de negócios;
  • Aumentar a eficiência operacional e a produtividade;
  • Detectar problemas;
  • Identificar negócios emergentes e tendências de mercado;
  • Desenvolver estratégias mais fortes;
  • Impulsionar as vendas;
  • Obter uma vantagem competitiva sobre os concorrentes.

Em quais setores o Business Intelligence pode ser aplicado?

O BI pode ser aplicado em diferentes setores e áreas de negócio. Confira alguns exemplos:

Saúde

A visualização fluida fornecida com BI no setor de saúde pode facilitar a visualização do  histórico do paciente e, portanto, tornar os processos mais ágeis.

Por exemplo, a Autoridade de Saúde do Estado de Washington aproveitou o BI para integrar e distribuir eletronicamente os dados dos pacientes entre os departamentos de emergência e reduziu significativamente as visitas consecutivas à emergência de muitas pessoas.

Ou seja, todo o tratamento e atendimento se torna muito mais ágil, personalizado e as informações são compartilhadas e visualizadas com muita rapidez, o que, por consequência, irá aumentar a satisfação do paciente.

Marketing

As ferramentas de Business Intelligence ajudam os profissionais de marketing a rastrear as métricas da campanha a partir de um espaço digital central. 

Os sistemas de BI podem fornecer rastreamento de campanha em tempo real, medir o desempenho de cada esforço e planejar campanhas futuras. Esses dados dão às equipes de marketing mais visibilidade do desempenho geral e fornecem uma visão mais ampla do que funciona ou não.

Vendas

Analistas de dados de vendas e gerentes de operações costumam usar painéis de BI e indicadores-chave de desempenho (KPIs) para acesso rápido a informações complexas, como análise de descontos, lucratividade do cliente e jornada de compra. 

Os gerentes de vendas monitoram as metas de receita e o desempenho dos representantes de vendas a partir de relatórios e visualizações de dados.

Esses foram só alguns exemplos de como as ferramentas de Business Intelligence podem ser aplicadas para tornar o seu negócio mais inteligente, estratégico e alcançar os resultados que você tanto almeja.

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