Sua empresa possui uma série de dados armazenados, mas e o que você faz com eles? Como você extrai deles o valor necessário para tornar a tomada de decisão mais inteligente?
Você provavelmente já ouviu o termo Business Intelligence (BI). São justamente as ferramentas de BI que tornam os negócios mais inteligentes e concedem valor às informações disponíveis.
Exemplos de ferramentas de BI incluem, data warehouses, painéis, relatórios e serviços de dados em nuvem, dentre outras. São elas que vão gerar os insights que tornarão sua empresa muito mais estratégica.
Quer saber mais sobre o que é o Business Intelligence, como funciona e quais são suas vantagens? Acompanhe!
O que é Business Intelligence (BI)?
Business Intelligence é um termo abrangente para as ferramentas e tecnologias usadas para analisar, visualizar, comparar, prever e explorar dados de negócios para tomar melhores decisões.
A tecnologia de BI permite que as empresas avaliem dados atuais e analisem seus históricos para obter insights acionáveis e análises preditivas para as operações de negócios.
De forma geral, as ferramentas de BI possuem as seguintes funcionalidades:
- Desenvolvimento de análises e painéis;
- Processamento analítico online;
- Mineração de dados e de processos;
- Gestão de desempenho empresarial;
- Análise preditiva e perspectiva.
Dessa forma, ao planejar alguma ação, sua empresa não estará mais dando um chute completamente no escuro.
Com a análise de dados do Business Intelligence é possível avaliar todos os caminhos que podem ser seguidos e decidir pelo que provavelmente trará melhores resultados.
Leia também: Gestão de TI como diferencial competitivo
Como funciona?
Como mencionado, os dados de BI podem incluir informações do histórico da empresa e também dados coletados em tempo real.
Antes de serem usados em aplicativos de BI, os dados brutos de diferentes sistemas de origem geralmente devem ser integrados, consolidados e limpos usando ferramentas de integração e gerenciamento de qualidade para garantir que as equipes de BI e os usuários de negócios estejam analisando informações precisas e consistentes.
A partir daí, as etapas do processo de BI incluem:
- Preparação de dados: na qual os conjuntos de dados são organizados e modelados para análise;
- Consulta analítica dos dados preparados;
- Distribuição de indicadores-chave de desempenho (KPIs);
- Uso das informações para ajudar a influenciar e orientar as decisões de negócios.
Os programas de BI geralmente incorporam formas de análise avançada, como mineração de dados, análise preditiva, mineração de texto, análise estatística e análise de big data.
Um exemplo comum é a modelagem preditiva que permite a análise hipotética de diferentes cenários de negócios.
Na maioria dos casos, porém, os projetos de análise avançada são conduzidos por equipes separadas de cientistas de dados, estatísticos, modeladores preditivos e outros profissionais de análise qualificados, enquanto as equipes de BI supervisionam consultas e análises mais diretas e simples.
Leia também: 5 motivos para a sua empresa migrar para nuvem
Qual a importância do Business Intelligence?
As empresas que empregam efetivamente ferramentas e técnicas de BI podem traduzir seus dados coletados em informações valiosas sobre seus processos e estratégias de negócios.
Esses insights podem ser usados para tomar melhores decisões como aumentar a produtividade e a receita, levando ao crescimento acelerado dos negócios e maiores lucros.
Sem BI, as organizações não podem aproveitar prontamente a tomada de decisões orientada por dados.
Em vez disso, executivos e trabalhadores são deixados principalmente para basear importantes decisões de negócios em outros fatores, como conhecimento acumulado, experiências anteriores e intuição.
Embora esses métodos possam resultar em boas decisões, eles também estão repletos de potenciais erros devido à falta de dados como base.
Leia também: 7 vantagens da terceirização de TI para as empresas
Benefícios do Business Intelligence
Um programa de BI bem-sucedido produz uma variedade de benefícios comerciais em uma organização. Por exemplo, o BI permite que executivos e gerentes de departamento monitorem continuamente o desempenho dos negócios para que possam agir rapidamente quando surgirem problemas ou oportunidades.
A análise dos dados do cliente ajuda a tornar os esforços de marketing, vendas e atendimento ao cliente mais eficazes.
Os gargalos da cadeia de suprimentos, fabricação e distribuição podem ser detectados antes que causem danos financeiros. Os gerentes de RH são mais capazes de monitorar a produtividade dos funcionários, os custos trabalhistas e outros dados da força de trabalho.
No geral, os principais benefícios que as empresas podem obter dos aplicativos de BI incluem a capacidade de:
- Acelerar e melhorar a tomada de decisões;
- Otimizar processos internos de negócios;
- Aumentar a eficiência operacional e a produtividade;
- Detectar problemas;
- Identificar negócios emergentes e tendências de mercado;
- Desenvolver estratégias mais fortes;
- Impulsionar as vendas;
- Obter uma vantagem competitiva sobre os concorrentes.
Em quais setores o Business Intelligence pode ser aplicado?
O BI pode ser aplicado em diferentes setores e áreas de negócio. Confira alguns exemplos:
Saúde
A visualização fluida fornecida com BI no setor de saúde pode facilitar a visualização do histórico do paciente e, portanto, tornar os processos mais ágeis.
Por exemplo, a Autoridade de Saúde do Estado de Washington aproveitou o BI para integrar e distribuir eletronicamente os dados dos pacientes entre os departamentos de emergência e reduziu significativamente as visitas consecutivas à emergência de muitas pessoas.
Ou seja, todo o tratamento e atendimento se torna muito mais ágil, personalizado e as informações são compartilhadas e visualizadas com muita rapidez, o que, por consequência, irá aumentar a satisfação do paciente.
Marketing
As ferramentas de Business Intelligence ajudam os profissionais de marketing a rastrear as métricas da campanha a partir de um espaço digital central.
Os sistemas de BI podem fornecer rastreamento de campanha em tempo real, medir o desempenho de cada esforço e planejar campanhas futuras. Esses dados dão às equipes de marketing mais visibilidade do desempenho geral e fornecem uma visão mais ampla do que funciona ou não.
Vendas
Analistas de dados de vendas e gerentes de operações costumam usar painéis de BI e indicadores-chave de desempenho (KPIs) para acesso rápido a informações complexas, como análise de descontos, lucratividade do cliente e jornada de compra.
Os gerentes de vendas monitoram as metas de receita e o desempenho dos representantes de vendas a partir de relatórios e visualizações de dados.
Esses foram só alguns exemplos de como as ferramentas de Business Intelligence podem ser aplicadas para tornar o seu negócio mais inteligente, estratégico e alcançar os resultados que você tanto almeja.
Ficou interessado? Entre em contato.