Nos últimos anos, a computação em nuvem tem se tornado cada vez mais popular no setor de saúde, e a pandemia do COVID-19 apenas acelerou essa tendência.
De acordo com pesquisas recentes, espera-se que o mercado global de tecnologias de nuvem no setor de saúde cresça em mais de 25 bilhões de dólares até 2024.
Isso se deve em grande parte à enorme quantidade de dados que são gerados pelo setor de saúde a cada dia, o que torna o armazenamento e gerenciamento desses dados um desafio significativo para os provedores de assistência médica.
A adoção da tecnologia de nuvem pode ajudar a aliviar essa carga, reduzindo os gastos com armazenamento a longo prazo e melhorando a acessibilidade dos registros dos pacientes.
Neste texto, vamos explorar os benefícios da nuvem para clínicas e hospitais. Acompanhe!
8 benefícios da nuvem para clínicas e hospitais
Além de acelerar a transformação digital da empresa e aumentar a produtividade dos colaboradores tornando os processos mais práticos e rápidos, a nuvem oferece outros benefícios a indústria da saúde. Confira a seguir.
Maior segurança
A segurança na nuvem inclui medidas como criptografia de dados para proteger informações confidenciais de serem acessadas por pessoas não autorizadas, vários locais de servidor para garantir que os dados estejam sempre disponíveis, mesmo em caso de falhas, e segurança contra falhas para proteger os servidores contra danos físicos, como incêndios.
Todos esses recursos ajudam a tornar a computação em nuvem uma opção segura e confiável para as clínicas e hospitais que buscam proteger seus dados e informações confidenciais.
Custos reduzidos
As soluções de computação em nuvem oferecem custos iniciais mais baixos com a opção de aumentar ou diminuir conforme necessário, o que é uma opção vantajosa para muitos.
Ademais, as atualizações e manutenções são feitas pelos provedores de serviço em nuvem, o que reduz a necessidade de investimentos significativos em hardware e software.
Maior escalabilidade
A escalabilidade é um dos principais benefícios da computação em nuvem para clínicas e hospitais. Ela permite que a infraestrutura de TI seja facilmente expandida para atender às necessidades de crescimento de uma organização.
Isso é especialmente importante no setor de saúde, onde a demanda por serviços pode flutuar significativamente.
Com a computação em nuvem, os profissionais de saúde podem configurar servidores virtuais sob demanda e usá-los conforme necessário, permitindo que eles aumentem ou diminuam o armazenamento de dados de acordo com o fluxo de pacientes.
Colaboração – assistência colaborativa ao paciente
Com a transferência de dados entre provedores médicos por meio de servidores em nuvem, a cooperação é aprimorada para fornecer melhores tratamentos.
Embora o setor de saúde tenha demorado a adotar práticas colaborativas, a adoção da tecnologia de nuvem está ajudando a impulsionar a mudança.
Os benefícios são claros: atendimento ao paciente aprimorado, maior eficiência e redução de custos.
Acesso a dados em tempo real e sob demanda
A disponibilidade de informações em tempo real é fundamental para a tomada de decisões informadas em saúde.
Com a computação em nuvem, os médicos podem acessar informações cruciais, como resultados de testes, imagens e relatórios médicos, a qualquer momento, em qualquer lugar.
Isso é especialmente importante em situações de emergência, onde informações precisas e atualizadas podem salvar vidas.
Além disso, a computação em nuvem permite que os profissionais de saúde acessem informações de outros sistemas de saúde, como farmácias e laboratórios, permitindo uma colaboração mais eficaz e um melhor atendimento ao paciente.
Armazenamento de dados e prevenção de perda de dados
A perda de dados devido a uma falha de servidor, desastre natural ou outro evento inesperado pode prejudicar os resultados de uma organização de assistência médica.
Para agravar a situação, uma grande perda de dados significa que os provedores perdem valiosos registros de atendimento ao paciente, o que pode comprometer a segurança do cliente.
A computação em nuvem na área da saúde oferece proteções excepcionais de prevenção contra perda de dados.
Dados valiosos são armazenados fora do local, mas esses arquivos podem ser copiados e prontamente recuperados no caso de uma falha catastrófica do equipamento.
IA e aprendizado de máquina
A computação em nuvem, juntamente com a inteligência artificial e o aprendizado de máquina, está revolucionando a área da saúde.
Com o aprendizado de máquina, os provedores podem automatizar tarefas rotineiras, reduzindo a carga de trabalho administrativo e permitindo que se concentrem em tarefas mais importantes, como o atendimento ao paciente.
A IA e o aprendizado de máquina também podem melhorar a integridade dos dados e a precisão das informações do paciente, limitando erros e fornecendo insights para melhorias nos cuidados com o paciente.
A análise preditiva, uma técnica que usa a IA e o aprendizado de máquina, permite que as organizações de assistência médica coletem dados de pacientes e usem esses dados para prever possíveis problemas de saúde futuros.
Essa análise pode ajudar os provedores a planejar cuidados antecipadamente, melhorando a experiência do paciente.
Habilita serviços de telessaúde
Com a possibilidade de acesso remoto, os profissionais de saúde podem se comunicar com seus pacientes por meio de vídeo chamadas e mensagens seguras, permitindo uma triagem adequada de pacientes e evitando visitas desnecessárias ao hospital.
Como vimos, a computação em nuvem pode transformar a sua clínica, otimizando todo o seu operacional e por consequência, estimular o crescimento da sua clínica ou hospital.