Escolher o melhor software para clínica médica deve ser uma tarefa cautelosa, onde se analisa desde a funcionalidade até o suporte prestado pela empresa.
Como o software de gestão médico abrange uma ampla gama de operações, incluindo atendimento ao paciente e o financeiro, o sistema escolhido desempenha um grande papel no sucesso ou fracasso da empresa.
Por isso, antes de adquirir o software considerado o melhor do mercado ou o mais famoso – fatores alcançados muitas vezes por publicidade -, é preciso avaliar com calma tudo o que ele oferece e como.
7 pontos para prestar atenção ao escolher um software de gestão para clínicas
A escolha do melhor software para consultório médico ou hospital deve sempre ter como principal objetivo encontrar um sistema que melhor atenda às suas necessidades.
Aqui estão alguns dos recursos de software de gestão para clínicas que você deve buscar
- Certifique-se de que você pode adicionar todos os seus registros de pacientes;
- Fácil de usar não apenas para você, mas também para os colaboradores da clínica: do que adianta ter uma Ferrari na mão se ninguém souber dirigir?
- Deve possibilitar a integração com as empresas parceiras da sua clínica, como laboratórios;
- Garanta que o suporte seja ágil e eficiente: a solução deve ser intuitiva, mas isso não quer dizer que a sua clínica não precisará de suporte em algum momento. Por isso, é fundamental averiguar a disponibilidade da empresa contratada;
- Segurança: além de estar em compliance com a LGPD, o software de gestão para clínica deve ser em nuvem e tenha criptografia para os dados trafegados contra ataques de hackers. Outro ponto importante é a realização do backup desses dados;
- Relatórios completos e precisos sobre o financeiro, repasses, cancelamentos, dentre outras informações importantes para o gerenciamento da sua clínica;
- Agendamento online e integração automática com a agenda pelo Whatsapp, facilitando o atendimento dos clientes e oferecendo uma melhor experiência.
Baixe o material:
Implantação de Sistema ERP para Clínicas: Um passo a passo completo para um processo tranquilo
Como saber se o software de gerenciamento de clínicas se adequará bem à minha clínica?
Para entender se um determinado sistema é adequado para uso em sua clínica, o ponto principal é verificar se a empresa a ser contratada oferece consultoria e se ela é especializada em gestão de TI para clínicas. Assim, você garante que a solução que você escolher seja perfeitamente adequada às suas necessidades.
Portanto, ao conversar com a empresa a ser contratada, certifique-se de que o sistema escolhido:
- Ajuda você a resolver os problemas de gerenciamento mais problemáticos, como lentidão, instabilidade, queda de rede e de internet, travamento, dentre outros;
- Informa como você precisa se preparar para a migração e quais serão os passos;
- Ensina como otimizar seu fluxo de trabalho para o mundo digital;
- Demonstra os benefícios de automatizar tarefas.
Também é fundamental que você entenda quais são suas necessidades antes de contratar o serviço ou solução. Para isso, liste:
- Como é o fluxo atual de trabalho na clínica e o que você quer melhorar;
- Quais são as tarefas realizadas em cada área;
- Qual é a jornada do paciente.
Essa lista ajudará você a entender se esse é o melhor software para a sua clínica médica ou não.
Clínicas sem uma gestão de TI eficiente tendem a ter uma implantação de sistema de gestão desastrosa
Quando o assunto é gestão de software para clínicas, muitas pessoas acreditam que apenas contratar ou comprar a solução resolverá todos os problemas.
Contudo, se não há uma gestão de TI por trás para dar todo o suporte, essa implementação geralmente é um desastre.
Isso porque, esse processo, quando feito sem suporte de TI, acaba gerando alguns problemas bem recorrentes:
- Implementação longa;
- Incompatibilidade do sistema com a infraestrutura de TI da clínica: você tem o melhor sistema de gestão para clínicas do mercado, mas os seus computadores, notebooks, rede e internet não estão atualizados ou otimizados o suficiente para que a sistema rode sem problemas;
- Falta de engajamento dos usuários: com a implementação longa e demorada, seus colaboradores veem o sistema novo como um problema, que vai dificultar a vida deles;
- Inadequação da ferramenta com as demandas do negócio: todas as funcionalidades da ferramenta eram apenas publicidade e não resolvem realmente os problemas da sua clínica.
Quer realmente acabar com os problemas da sua clínica e contar com uma consultoria especializada e personalizada para escolher com você o melhor software de gestão, fazer a implementação e te dar todo o suporte necessário?