Atualmente, o ataque cibernético aparece como uma das principais preocupações tanto de empresas como de usuários da Internet. E essa aflição tem um motivo.
Só em 2021, o Brasil sofreu mais de 88,5 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos. E a tendência para 2022 é que o volume seja ainda maior.
A projeção é de que o prejuízo financeiro chegue a US$20 bilhões em todo mundo. Hoje, a estimativa é de que existam 17 grupos hackers atuando no país, o que nos coloca como o foco principal dos cibercriminosos na América Latina.
Mas o que é, de fato, um ataque cibernético? E como identificar e evitar estes ataques?
Neste artigo, você vai encontrar tudo o que precisa saber sobre o ataque cibernético e como proteger sua empresa. Acompanhe!
O que é ataque cibernético?
Um ataque cibernético é um ataque lançado por cibercriminosos contra computadores, dispositivos móveis ou redes.
Um ataque cibernético pode desabilitar computadores de forma maliciosa, roubar dados ou usar um dispositivo violado como ponto de partida para outros ataques.
Além das tentativas de hackers destinadas a afetar um usuário da Internet, um ataque cibernético às vezes pode atingir uma organização e às vezes até uma nação.
Tipos de ataque cibernético mais comuns
De forma geral, os ataques cibernéticos se dividem em três categorias:
Ataques passivos
Um ataque cibernético passivo refere-se a uma chamada tentativa de invasão “indireta” em que a vítima em questão não é alertada. Em outras palavras, esses ataques virtuais são realizados em segundo plano para não levantar suspeitas. Em geral, o roubo de dados pessoais ou espionagem (usando Spyware) são os principais objetivos dos hackers.
Ataques ativos
Igualmente preocupantes, os chamados ciberataques “ativos” visam comprometer o desempenho ou a acessibilidade dos equipamentos conectados. A interrupção imediata é então verificada pela vítima.
Ataques externos
Os ataques externos são realizados por indivíduos fora do perímetro do equipamento ou infraestrutura alvo. Obviamente, esse tipo de hacking requer sólidos conhecimentos na área de hacking.
Ataques internos
Um ataque cibernético interno tem como alvo uma rede ou infraestrutura caracterizada por autorização prévia de acesso.
Contudo, na maioria das vezes essa autorização de acesso é conquistada por meio do roubo de dados e não, concedida por um funcionário por livre e espontânea vontade.
Agora, vamos conhecer os tipos de ciberataques mais comuns hoje em dia.
Phishing
Esse ataque cibernético consiste em explorar não uma falha do computador, mas uma falha humana ao enganar os usuários da Internet por meio de um link ou site falsificado que parece vir de uma empresa confiável, para coletar informações pessoais.
Malware
O malware viola uma rede por meio de uma vulnerabilidade na segurança, geralmente quando um usuário clica em um link perigoso ou anexo de e-mail que instala um software malicioso.
Ransomware
Ransomware é um tipo de malware, projetado para desabilitar sistemas ou impedir o acesso a dados confidenciais, até que o alvo pague um resgate.
Esse tipo de ataque cibernético cresceu muito nos últimos anos, e o Brasil é o principal foco dos cibercriminosos atualmente.
Segundo a Avast, em 2021 houve um aumento de 92% de ataques ransomware no país. Entre as vítimas, destacam-se a Renner, a Porto Seguros, o Serasa e a CVC.
Quais são os riscos dos ciberataques para as empresas?
Uma empresa que foi vítima de um ataque cibernético sofre consequências a curto e a longo prazo, em vários níveis:
Danos financeiros
Além do custo imediato de extorsão e resgates pagos aos cibercriminosos, os ataques enfraquecem o volume de negócios das empresas afetadas, bem como o seu valor no mercado de ações.
E com a falta de confiança do cliente na segurança da empresa, os clientes estarão mais inclinados a comprar de concorrentes, o que levará a uma diminuição nos lucros e nas vendas.
Leia também: O que é cibersegurança?
Danos à reputação e à imagem da marca
Como manter a credibilidade com parceiros, acionistas ou clientes quando dados confidenciais são roubados?
A empresa perde a credibilidade diante do público e do mercado, perdendo sua competitividade.
Perda de produtividade
Ao sofrer um ataque, todo o fluxo de trabalho da empresa é interrompido. Em casos de ataques de ransomware, por exemplo, a liberação dos dados pode levar dias, como foi o caso da CVC, que teve seu operacional paralisado por mais de uma semana.
Problemas legais
Além dos danos financeiros, de imagem e credibilidade, também há um fator muito importante: as punições previstas na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Uma vez que sua rede é atacada e criminosos conseguem extrair dados de clientes ou até mesmo dos funcionários, há punições previstas na LGPD que vão de multas equivalentes a R$50 milhões até a interrupção total da atividade da empresa.
Como se proteger de ataques cibernéticos
Agora que você sabe o que é um ataque hacker, é hora de saber como é possível se proteger dos cibercriminosos.
Infelizmente, o cibercrime está sempre se atualizando e aprimorando suas ferramentas. Por isso, mesmo que a sua empresa não seja capaz de arcar com os custos de uma segurança cibernética robusta, mesmo assim é preciso evitar que o seu negócio seja paralisado por dias ou até semanas.
Portanto, devem ser realizados backups periódicos de todos os dados, incluindo os presentes em servidores de arquivos, infraestruturas e aplicativos.
É essencial que os backups mais críticos sejam desconectados do sistema de informação para evitar sua criptografia.
O uso de soluções de armazenamento a frio (discos rígidos externos, etc.) também ajudam a proteger os backups contra infecções do sistema.
Além disso, outras ações importantes são:
● Mantenha seus aplicativos, firmware e firewall atualizados: essas ferramentas geralmente visam corrigir vulnerabilidades de segurança;
● Use uma VPN: uma rede privada virtual permite que você mantenha sua navegação confidencial de forma eficaz;
● Evite pontos de acesso Wifi públicos: os hotspots são caracterizados por uma insegurança considerável, onde uma simples tentativa de hacker pode afetar todos os usuários;
● Instale anti-malware: este software é essencial para analisar em tempo real a presença de um vírus malware ou notificar o envio de arquivos ilegítimos;
● Mantenha sua privacidade: limite o compartilhamento de informações sigilosas sobre a empresa e clientes o máximo possível. Se possível, limite o acesso dos dados, concedendo autorizações por nível de cargo;
● Cuidado com links duvidosos: um único clique pode ter sérias consequências e expô-lo a um ciberataque.
● Escolha fontes confiáveis para baixar dados: se possível, evite sites duvidosos que oferecem downloads diretos designados como “imperdíveis”.
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