Com o crescente ataques cibernéticos nos últimos dois anos em virtude da pandemia, migrar para nuvem é uma ótima opção para sua segurança.
Mas, migrar o servidor para nuvem não garante só a proteção, como concede escalabilidade para o seu negócio crescer, além de outros benefícios que vamos apresentar no decorrer do texto.
Quer saber como, de fato, a cloud computing fortalece sua presença no seu mercado de atuação? Continue acompanhando.
O que é nuvem (cloud computing)?
Em termos simples, a computação em nuvem permite que você alugue em vez de comprar sua infraestrutura de TI.
Em vez de investir em software, banco de dados, hardware e outros ativos, as empresas optam por acessar seu poder de computação pelos serviços de nuvem.
Esses serviços em nuvem agora incluem, mas não se limitam a, servidores, armazenamento, bancos de dados, rede, software, análise e inteligência de negócios.
Quando se trata de uso doméstico, as linhas entre computação local e computação em nuvem às vezes se confundem. Isso porque a nuvem faz parte de quase tudo em nossos computadores hoje em dia.
Você pode facilmente ter um software local (por exemplo, Microsoft Office) que utiliza uma forma de computação em nuvem para armazenamento (Microsoft OneDrive).
A Microsoft também oferece um conjunto de aplicativos baseados na Web, Office (também conhecido como Office para a Web), que são versões baseadas na Web do Word, Excel, PowerPoint e OneNote acessadas por meio do navegador da Web sem instalar nada. Isso os torna um tipo de computação em nuvem (baseado na web = nuvem).
Quais são os tipos de nuvem?
Nuvem pública
Em uma nuvem pública, toda a infraestrutura de computação está localizada nas instalações do provedor de nuvem, e o provedor entrega serviços ao cliente pela Internet.
Os clientes não precisam manter sua própria TI e podem adicionar rapidamente mais usuários ou poder de computação conforme necessário. Nesse modelo, vários locatários compartilham a infraestrutura de TI do provedor de nuvem.
Um exemplo prático de nuvem pública é o Drive do Google.
Nuvem privada
A nuvem privada permite que as organizações se beneficiem de algumas das vantagens da nuvem pública – mas sem a preocupação de abrir mão do controle sobre dados e serviços, porque ela está escondida atrás do firewall corporativo.
As empresas podem controlar exatamente onde seus dados estão sendo mantidos e podem construir a infraestrutura da maneira que quiserem.
Uma nuvem privada fornece o mais alto nível de segurança e controle para as organizações.
Nuvem híbrida
Como o nome sugere, uma nuvem híbrida é uma combinação de nuvens públicas e privadas.
Geralmente, os clientes de nuvem híbrida hospedam seus aplicativos essenciais aos negócios em seus próprios servidores para maior segurança e controle, e armazenam seus aplicativos secundários no local do provedor de nuvem.
5 motivos para sua empresa migrar para nuvem
Quando uma empresa opta por “migrar para a nuvem”, isso significa que sua infraestrutura de TI é armazenada externamente, em um data center mantido pelo provedor de computação em nuvem.
Um provedor de nuvem tem a responsabilidade de gerenciar a infraestrutura de TI do cliente, integrar aplicativos e desenvolver novos recursos e funcionalidades para acompanhar as demandas do mercado.
Além disso, a cloud permite o acesso rápido aos recursos de computação necessários sem que a empresa tenha que fazer um grande investimento inicial.
Além desses benefícios, confira mais cinco:
#1 Reduz os custos
Migrar para nuvem ajudará você a reduzir significativamente seus custos de suporte de TI. Pense no dinheiro que você tem para gastar na manutenção de servidores e na compra de novos computadores, ou no que você gasta atualizando software.
Os provedores de serviços em nuvem criam e fornecem hardware e software a um preço mais baixo do que se sua empresa tivesse uma LAN cliente-servidor.
Um dos principais benefícios da nuvem é que ela foi projetada para reduzir o custo de propriedade de TI, incluindo custos ocultos, como o tempo necessário para que as partes interessadas concluam os projetos de aquisição e expansão do sistema.
Ou seja, ao migrar para a nuvem, não só você eliminará despesas, como também poupará tempo.
Outra forma de reduzir os custos da empresa é optando pela terceirização de TI. Confira as vantagens neste outro artigo.
#2 Melhora a eficiência do negócio
Servidores, programas e softwares devem ser atualizados periodicamente para atender aos requisitos operacionais e aos padrões de segurança cibernética.
Quando você migra para a nuvem, muitas dessas tarefas repetitivas são realizadas automaticamente, permitindo que a equipe de TI atuem de forma estratégica e contribuam para o sucesso dos negócios.
Leia também: Gestão de TI como diferencial competitivo
#3 Garante a segurança cibernética
Os provedores de serviços em nuvem fornecem monitoramento 24 horas por dia, 7 dias por semana, por uma equipe especializada e treinada para detectar atividades maliciosas.
Além disso, um provedor de nuvem experiente investe continuamente na tecnologia de segurança mais recente, não apenas para responder a possíveis ameaças, mas também para permitir que os clientes atendam melhor aos seus requisitos regulatórios.
Leia também: O que é cibersegurança?
#4 Permite maior colaboração
Ter um negócio na nuvem também ajudará a promover a colaboração em suas equipes. Ao ter todos os seus registros e documentos em um só lugar, acessíveis de qualquer lugar do mundo, as equipes podem trabalhar mais facilmente com as informações de que precisam.
Entre os recursos de colaboração a serem considerados estão a integração com plataformas de terceiros, sincronização instantânea de arquivos e geração de links personalizados.
Em outras palavras, ao migrar para a nuvem você concede maior flexibilidade aos seus trabalhadores, estimulando assim sua produtividade.
#5 Promove a inovação
Com o provedor de nuvem certo, os clientes podem aproveitar uma arquitetura de computação em nuvem moderna para inovar mais rapidamente, aumentar a produtividade e reduzir custos.
Melhor ainda, escolher um provedor de nuvem que ofereça uma arquitetura de nuvem integrada (SaaS, PaaS e IaaS) oferece às empresas a capacidade de usar tecnologias inovadoras, como inteligência artificial (IA ), chatbots, blockchain e Internet das Coisas (IoT).
As empresas podem aproveitar a abundância de dados para obter insights preditivos sobre seus negócios e, por fim, gerar melhores resultados para seus clientes.
Conte com a Saitec para migrar para a nuvem
Implantar seus servidores e serviços em nuvem ou migrá-los para lá, exige uma estratégia sólida e bem executada. Apenas com planejamento é possível garantir os benefícios prometidos. E, evitar que as vantagens sejam substituídas por altos custos, imprevistos, problemas com segurança da informação ou indisponibilidade.
Quer mais motivos pelos quais você precisa de uma consultoria para migrar para a nuvem? Confira neste outro artigo.
A Saitec é parceira dos principais fornecedores de IaaS de Brasilia e possui uma equipe técnica capaz de ajudar sua companhia a dimensionar, implantar ou migrar e administrar seus serviços em nuvem.
Otimize sua tecnologia, reduza os custos, aumente a produtividade do seu time e traga sua empresa para o digital.
Conte com as soluções e serviços de TI Gerenciados da Saitec.